29 de agosto de 2010

Pratos Cobertos - Os meus preferidos...

Mais um Prato Coberto em Azul ... Que Paixão!!!!
Desta vez de motivo "Chorão", Fabrica de Sacavém, Data (1902-1918). Lindo não é? Adoro-o!
E pronto, cá fica mais um peça da minha pequena colecção...
Beijinho a todos os meus seguidores e continuação de Bom Domingo!

27 de agosto de 2010

Pratos Cobertos - Os meus preferidos....

Considero esta peça um dos meus "Tesouros", porque gosto tanto dela......Tentei transpor toda a sua beleza para este post mas não consegui, pois ao vivo é bem mais linda!!!! :-(
É um Prato coberto, motivo Togo, da Real Fabrica de Sacavém em optimo estado, só tem umas manchinhas mais escuras na parte de baixo, mas nada de muito importante... Data do período (1894-1902) e tenho imenso orgulho em tê-la na minha pequena mas muito amada colecção.
Na marca estampada aparece tambem a palavra "granito", é o nome da pasta, vulgarmente chamada de "pó de pedra" ao que os Ingleses chamam de "stone China".
Este formato de marca não é muito comum, uma vez que geralmente a marca da pasta aparece gravada na própria pasta, assim como o nome do motivo (Togo) costuma aparecer por cima do símbolo.
Gostava que algum entendido me confirmasse isto que acabei de escrever e me pudesse esclarecer em relação a esta mutação.
Ando em fase de arrumações cá em casa e os meus "Tesouros" vão ganhar locais novos de exposição, depois de tudo arrumado mostro aqui no blog...
Desta vez é tudo, amanhã volto com mais um Prato Coberto... :-)

19 de agosto de 2010

O Srº Coelho... :-)

O Srº Coelho!!! Não é bonitinho???? É uma peça nova, comprei numa loja de decoração, no ultimo Natal como presente para a minha casinha!
É um paliteiro de porcelana, todo branquinho e assim que o vi ele saltou para a minha mão e fez birra que queria vir comigo para casa...enfim fazer o que? Quem consegue resistir? Tive que o trazer... :-) rsrsrs
Adoro-o ... é o Srº Coelho!

18 de agosto de 2010

Prato de sobremesa - Fabrica de Alcantara

Prato de sobremesa em Cerâmica decorado a verde. Acho lindo este tipo de decoração na loiça...e para além disso é um prato mais pequeno o que, aos meus olhos, o torna mais "elegante" mais "mimoso"... :-).
É da Fabrica de Alcantara e data do final do sec XIX.
Comprei a um colega na Feira das Caldas da Rainha, foi carote.... :-( mas gostei tanto dele que veio comigo. A Feira das Caldas realiza-se todos os 2ºs Domingos do mês e é no Belíssimo Jardim das Caldas, à sombrinha e com bom "astral"... é uma Feira a Visitar!

15 de agosto de 2010

Caneca das Caldas da Rainha

Acho um miminho esta canequinha das Caldas, não é muito grande e a rã dá-lhe aquele ar "fofíssimo" :-), Não tem marca (só o algarismo 1 ) mas é antiga. Comprei-a um colega na Feira de Óbidos, ele já estava a arrumar as coisas e eu já tinha o meu carro carregado e estava pronta para partir. Quando passei e me despedi do colega vi-a em cima da banca já com poucas coisas a fazerem-lhe companhia e teve que vir comigo, ela e mais 4 copinhos de licor bizelados em vidro rosa (mostro um dia destes), que são uma ternurinha também.
A Feira de Antiguidades e Velharias de Obidos é uma Feira bastante interessante, o local é convidativo e passa-se um bom dia (pelo menos agora no Verão) mesmo que se não venda muito... é no 1º Domingo de cada mês e ficam convidados a visitá-la, a ela e a mim que geralmente estou por lá... a Feira tem muito bom "Astral", parece-me que tambem há nos dias feriados, mas nunca fui !!!

13 de agosto de 2010

Lindo!!!

Olhem só o miminho lindo que eu recebi ontem!
Lindo não é?????
Estive meia adoentada pela manhã e à tarde tal não é o meu espanto quando o namorado chega a casa com este presente para mim.......tão bom!!!!!

8 de agosto de 2010

Terras Vizinhas

Contiuando a viagem.....Terras Vizinhas...

Gerês

Água , Água, Água........tão bom!!!! Gerês

Gerês

Cascata do Arado - Gerês

Gerês

E viva o descanço.... Gerês

O Garrano

Garranos no seu habitat natural - Parque do Gerês

Gerês

Rio Caldo - Terras de Bouro - Gerês

Gerês

Serra do Gerês...

5 de agosto de 2010

Paixão Confessada...

Desta vez, mais uma paixão...Velharias, Cerâmica de Sacavêm!!!
Este prato comprei-o a uma colega, não resisti, ainda pensei em vendê-lo e cheguei a colocá-lo num site de leilões onde habitualmente coloco peças, mas não consegui, retirei-o do leilão e guardei-o para mim. É um Prato da Fábrica de Sacavém, pintado à mão por baixo do vidrado. Faz-me lembrar um azulejo! Está marcado na pasta com a âncora de Sacavém, este simbolo aparece nas peças com o segundo e terceiro carimbo da Fábrica o que o remete para os periodos entre 1863-1870 e 1870-1880 respectivamente.
Não tenho a certeza se poderá aparecer também em peças com o primeiro carimbo, periodo em que a Fabrica era pertença apenas do português Manuel Joaquim Afonso 1856-1861, mas penso que esta hipótese estará longe de estar correcta uma vez que o símbolo - Ancora - só aparece após a entrada dos Ingleses para o destino da Fábrica, altura em que surge o segundo carimbo.
Já publiquei esta peça no Blog da Lojinha, mas vou voltar a publicá-la aqui, assim como outras peças existentes cá em casa e que para mim não têm preço, fazem parte do meu "Armazém de Paixões".

"...quando do teu sal..."

"Oh Mar salgado..."

Episódios de uma Família como tantas outras... :-)

...Família...

Nesta série da "família" não me consegui decidir por uma unica foto, pelo que fui colocando...
...estas imagens foram captadas no Arquipélago das Berlengas, é muito lindo... recomendo.

Momentos...