5 de agosto de 2010

Paixão Confessada...

Desta vez, mais uma paixão...Velharias, Cerâmica de Sacavêm!!!
Este prato comprei-o a uma colega, não resisti, ainda pensei em vendê-lo e cheguei a colocá-lo num site de leilões onde habitualmente coloco peças, mas não consegui, retirei-o do leilão e guardei-o para mim. É um Prato da Fábrica de Sacavém, pintado à mão por baixo do vidrado. Faz-me lembrar um azulejo! Está marcado na pasta com a âncora de Sacavém, este simbolo aparece nas peças com o segundo e terceiro carimbo da Fábrica o que o remete para os periodos entre 1863-1870 e 1870-1880 respectivamente.
Não tenho a certeza se poderá aparecer também em peças com o primeiro carimbo, periodo em que a Fabrica era pertença apenas do português Manuel Joaquim Afonso 1856-1861, mas penso que esta hipótese estará longe de estar correcta uma vez que o símbolo - Ancora - só aparece após a entrada dos Ingleses para o destino da Fábrica, altura em que surge o segundo carimbo.
Já publiquei esta peça no Blog da Lojinha, mas vou voltar a publicá-la aqui, assim como outras peças existentes cá em casa e que para mim não têm preço, fazem parte do meu "Armazém de Paixões".

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog

    O prato é bonito e de facto faz lembrar um azulejo. No entanto, essa semelhança não é pura coincidência. Sacavém é um dos principais produtores de azulejos no século XIX e há centenas, talvez milhares de prédios em Portugal revestidos com azulejos dali saídos. Se a Marília, tiver pachorra e andar com os olhos bem abertos vai ver que ainda descobre um prédio antigo com azulejos na fachada semelhantes ao seu prato.

    Por último, sugiro-lhe que coloque sempre uma fotografia da marca dos seus pratos, porque isso ajudará os outros apreciadores de faiança a identificar as suas peças

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Esqueça o comentário, acerca da marca, pois acabei de descobrir a "âncora"

    ResponderEliminar
  3. Seja muito bem vindo a este "mundinho" Luis e obrigado pelo seu comentário.
    Vou andar de olhinhos bem abertos e cabeça levantada à procura dos ditos azulejos nas "nossas" fachadas.

    Um abraço

    Marília

    ResponderEliminar