27 de agosto de 2010

Pratos Cobertos - Os meus preferidos....

Considero esta peça um dos meus "Tesouros", porque gosto tanto dela......Tentei transpor toda a sua beleza para este post mas não consegui, pois ao vivo é bem mais linda!!!! :-(
É um Prato coberto, motivo Togo, da Real Fabrica de Sacavém em optimo estado, só tem umas manchinhas mais escuras na parte de baixo, mas nada de muito importante... Data do período (1894-1902) e tenho imenso orgulho em tê-la na minha pequena mas muito amada colecção.
Na marca estampada aparece tambem a palavra "granito", é o nome da pasta, vulgarmente chamada de "pó de pedra" ao que os Ingleses chamam de "stone China".
Este formato de marca não é muito comum, uma vez que geralmente a marca da pasta aparece gravada na própria pasta, assim como o nome do motivo (Togo) costuma aparecer por cima do símbolo.
Gostava que algum entendido me confirmasse isto que acabei de escrever e me pudesse esclarecer em relação a esta mutação.
Ando em fase de arrumações cá em casa e os meus "Tesouros" vão ganhar locais novos de exposição, depois de tudo arrumado mostro aqui no blog...
Desta vez é tudo, amanhã volto com mais um Prato Coberto... :-)

7 comentários:

  1. Ola Marilia!!
    Vc tem peças linda.... Lembro de ter aprendido tirar manchas amareladas de porcelana usando agua oxigenada volume 40 (Perox 40). Vc passa na area amarelada e deixa exposto no sol por alguns minutos, repita o processo algumas vezes.. creio que clareia na segunda ou 3 vez.
    Só clareia envelhecimento.. não clareia cores... visto que os corantes de porcelana são a base de sais de metais!
    Abraços e bom fim de semana

    Obrigado pela visita e pelas palavras

    ResponderEliminar
  2. Olá Marília
    Magnífico este prato coberto.
    Tenho uma tampa de terrina, também decoração Togo. Quanto a mim, é das decorações mais bonitas de Sacavém.Fico à espera, das próximas fotos.
    Abraços
    Maria Gabela

    ResponderEliminar
  3. "Gaspas" obrigado pela visita, sou visitante assídua do Acuadoiro e tambem gosto muito...

    Lenita seja sempre muito bem vinda, de facto partilhamos a mesma paixão...e que paixão...que aumenta a cada peça nova que aparece... :-)

    Maria Gabela, tambem gosto muito desta decoração, é tambem para mim uma das mais bonitas...mas é sempre tão cara..... :-(
    Vai ver que aparecerão mais peças...espero que goste!!!

    Obrigado pelos comentarios minhas amigas, é tão bom recebe-los e saber que está alguem aí desse lado....

    ....um beijinho as tres...

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  4. Ola David gosto de o ver por cá, como já disse gosto muito do seu blog....deixa-me bem disposta!!! :-)
    Agradeço a dica para tirar as manchas, mas se não me leva a mal não a vou usar nesta peça, gosto da marca da passagem dos anos...dá-lhe "personalidade"...hehehe...cada maluco com sua maluqueira, não é? Mas agradeço sinceramente, acho até que vou experimentar noutras peças para ver o resultado...
    Obrigado pela visita e pelo comentário

    Beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  5. Olá Marilia
    Que linda peça!!
    Voce diz que é mais bonitaainda pessoalmente?
    Fiquei encantada!...maravilhosa...
    beijinhos Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderEliminar
  6. Que bom que você gostou Tina, mas é verdade, é realmente mais bonita ao vivo....o azul é mais forte, faz mais contraste com o branco....tem mais "brilho" ao vivo!!!

    Beijinho

    Marília

    ResponderEliminar