24 de novembro de 2010

Nenufares...Adoro Nenufares...

Sempre tive uma paixão por Nenufares...gosto da flor em si quando aberta, gosto dos botoezinhos e gosto muito das folhas... gosto da imagem em si e sempre me transmitiram uma mensagem muito forte, de sobrevivência... tao lindas, simples, delicadas, frágeis....mas sempre à tona da água...como se fossem as unicas a conseguirem manter-se à superficie...!!!

Esta minha paixão já vem desde à muitos anos.....era eu bem pequena, tinha aí os meus seis anitos de idade, costumava frequentar o Instituto de Oncologia de Lisboa e fui frequentando até aos meus onze anos... lembro-me de nessa altura ir "à consulta" e passar lá "eternos" dias... dentro da sala de espera a paisagem não era muito animadora, pois a realidade ali era dura...lembro-me de querer sempre vir para o jardim, onde existia um lago com muitos Nenufares... passava horas a observá-los... e recordo-me que com essa idade, a imagem das plantas do lago já me passava essa mensagem....acho que acabei por aprender muito com eles e ainda hoje me mantenho à superficie!!!

Ando à uns anos para Tatuar (eu sei que nem toda a gente concorda, mas somos todos diferentes) um Nenufar, como ainda não calhou fiquei-me por esta Chávena de café que encontrei na Feira de Alcobaça, da ultima vez que lá fui. Não fui expor, fui só visitar já ao fim da tarde, aproveitei e convidei um amigo de lá para me fazer companhia....adorei-a assim que a vi...e para além disso parece-me algo de diferente...parece-me um gres fininho... talvez gres japonez! O que acham???Estarei muito longe da realidade???

Um abraço a todos...

10 comentários:

  1. Sem comentários!!! A beleza de suas peças e sua sensibilidade nos textos fazem de seus blogs um "grande achado"!
    Adorei a sua visita ao blog e principalmente porque creio que vc vai me ensinar, e muito, a viajar nesse mundo das porcelanas que sempre amei e conheço pouco.
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Cara Marília
    Muito bonita esta sua chávena. Tem uma decoração fora do habitual, tanto pelo tema, como pelas cores fortes utilizadas.
    Essa mensagem que percebeu, da sua observação dos nenúfares, é muito bonita.
    "Manter à superfície", é condição essencial,para muitas vezes conseguirmos superar certas situações.É condição essencial, mas, quantas vezes, também muito difícil...
    Abraços
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  3. OI AMIGA
    Que linda peça! Acho que não conheço esta flor, talvez conheça com outro nome, não é?
    Mas esta pintura nesta xicara,ficou muito linda, é pintada à mão?
    Já te mandei um email...voce já leu?
    beijinho
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderEliminar
  4. Ola Tina, penso que conhecerá a flor por "flor de Lotus", será?
    A Xícara é realmente pintada à mão é linda não é?
    Já recebi o seu email e já li, fico à espera de mais noticias, Beijinhos,

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Linda pelo seu simpatico comentario, bem vinda aos meus blogs e a este mundo de velharias e de paixoes...espero que continue a gostar...volte sempre!


    Ola Maria Paula,
    tem toda a razão, por vezes é realmente dificil mantermo-nos à superficie, temos que procurar forças e energias em todo o lado e mais algum... mas cá estamos... beijinhos grandes...


    Querida "empresaria de sucesso" obrigado pela visita e cumprimentos,

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  6. Querida Marília, perdi o comentário...
    Olha fiquei emicionadíssima!
    Mostraste aqui uma faceta sensível, dura, amarga que venceste com a ajuda dos nenúfares em tão tenra idade. Não gosto de ver corpos tatuados. Não sou cota, no caso acho pertinente tatuares, faz parte de ti, de uma memória viva tão presente na tua vida que te marcou e venceste. Vai em frente, ajudar-te-à, tenho a certeza.
    Que boa surpresa essa de encontrares uma chávena tão airosa, emblemática, no imediato parece Arte Nova, pela exuberante decoração e cores, mais imaginei-a porcelana chinesa século XVIII
    Tudo de bom para ti e Dany
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Ola Isabel, todos nós passamos por situações complicadas...para mim começou cedo...mas armo-me em Nenufar e cá estou eu à superficie... :-)

    Gosta da Chavena? é bem bonitinha não é? foi daqueles achados no meio de uma bancada imensa de peças e mais peças...

    ...um grande beijinho Isabel

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  8. OI! Visita!Diferente interessante, cultura!

    Atualize! rsrsrsrrs

    ResponderEliminar