21 de novembro de 2010

"Paixão à primeira vista !"

Ola a todos! Tenho finalmente um tempinho disponível e em paz para partilhar uma das ultimas compras cá para casa.
Foi adquirida num dos sites de leilões que andam pela net, não foi barata tendo em conta o mau estado da peça, mas o que fazer?..... Foi paixão à primeira vista!!!! :-)
É uma Travessa de Faiança de Miragaia, motivo País, por favor, se eu estiver errada nesta minha descrição agradeço que me corrijam e tambem, claro está, gostaria muito de saber a vossa opiniao acerca da peça e ainda que me ajudem a tentar situa-la no tempo (faiança deste tipo não é o meu forte). :-(
Quanto a mim o que me fascina mais são os tons de azul forte e o traço fino a destacar alguns pormenores dentro do desenho. Tambem gosto muito da aba com flores...e mais uma vez o Azul....que parece ganhar vida e querer sair da travessa...ADORO.
Quando acabou o leilão dei uma vista de olhos no histórico de licitações e deparei-me com a "Maria Gabela" a "nossa" Maria Paula, claro está, a licitar a travessa.... temos os mesmos gostos não é? Parece brincadeira, com tanta gente a visitar o site e a licitar, lá nos encontràmos nós! Incrível.

17 comentários:

  1. Olá querida Maríla como estás?
    Parabéns, a tua idade permite-te ser mais astuta que eu...pois!
    Sabes a melhor?
    Também eu quando a vi na no site a achei baratissima,vai daí perguntei ao vendedor se a entregavam em mão, os portes (7€) um despautério. Quando ia para licitar vi o histórico com o nome da Maria Gabela(a nossa querida Maria Paula e desisti.
    Já tinha arranjado interlocutor para a ir buscar, imagina!
    Ainda bem que ficou contigo.
    Nestas coisas é enriquecedor aceitar a partilha, gosto de pensar nas peças na casa dos meus amigos.
    Bom gosto. Não me espantou mesmo nada!
    Boa semana de trabalho
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Ola Isabel, o facto de eu ter sabido só no fim que a Maria Gabela estaria interessada e teria licitado deve-se a eu ter dado uma licitação elevada em relação ao valor que a peça tinha na altura que eu licitei, isto não é muito facil de explicar, eu "Mari2080" tinha licitado 20€, a peça estava muito baixa nessa altura, depois foi licitada por varias pessoas mas nunca por mais que eu, logo foi subindo à medida das licitações dadas mas a licitação mais alta, que era a minha, ficava sempre a ganhar, como ninguem licitou mais do que eu, fiquei eu com a peça...e só vi tudo isto quando o leilão acabou e foi uma surpreza para mim, pois licitei e nunca mais lá fui...nem dei por ter acabado o leilão (ando sempre a correr e algumas coisas vão-me escapando), quando o leilão acabou e recebi o mail do site até dei saltinhos de alegria...afinal tinha conseguido a peça que tanto queria. Depois fui ver o histórico do negocio, vi realmente que havia varias licitacoes inclusivé a da Maria Gabela, só me resta mesmo pedir desculpa, mas realmente não foi por mal...

    Beijinhos Isabel

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  3. Olá Marília,

    Primeiro que tudo o meu obg pela preferência pelos "Os amigos-da-Porcelana" ! E claro não podia deixar de retribuir a sua visita e ficar agradavelmente surpreendida pela qualidade e bom gosto que encontrei neste seu espaço. Verdadeiras jóias da nossa cerâmica ancestral.Os meus parabéns !
    Vou em seguida, espreitar os seus restantes espaços e adicioná-los no meu blog! Volte sempre Marília e deixe também o seu comentário ok? Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Marília :)
    Pois quem diria, que nos encontrámos a licitar a mesma peça, sem sabermos uma da outra:)
    A travessa é linda, e o preço de base era óptimo. Os entendidos,dirão, se o preço que pagou por ela foi, ou não, baixo.
    Cá por mim fico muito satisfeita, que a travessa esteja consigo :), e não tem nada que me pedir desculpas.
    Um abraço
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  5. Olá Marília,
    Parabéns pela sua aquisição! Esta parece-me ser uma Miragaia autêntica, eu diria da segunda fase de fabrico, 1822-1850. Se a peça fosse minha, não lhe mexia por trás, mas do lado da frente dava-lhe uns retoques com um marcador azul e um pouco de massa...um restauro caseiro à minha moda...
    Já licitei na net, mas só quando são peças únicas, que eu não encontro por aqui com facilidade, por exemplo uma chávena inglesa Spode dos primeiros tempos para um pires q eu tinha desirmanado. Não sendo assim, dá-me muito mais gozo andar pelas feiras e antiquários a ver se descubro pequenos tesouros e depois regateio, e fico toda contente quando arranjo uma pechincha.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ola Maria Paula, um abraço grande e tudo de bom aí pelo norte, para a proxima a peça será sua...prometo.

    Beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  7. Ola Maria Andrade, obrigado pela sugestão...não me arrisco, tenho medo de não gostar do resultado, diga-se de passagem que não sou muito dada a esse tipo de artes...admiro a facilidade e destreza com que algumas pessoas o fazem...é o caso da Maria Andrade...mas eu...nem por isso, à uns anitos atraz ainda me dedicava (e gostava muito) a artes de agulha, bordados,patchwork,malhas,costuras (sempre gostei de inventar peças de roupa - era a minha moda) e a desenhar umas coisitas mas actualmente com problemas de mãos nem a isso me posso dedicar, quando as crises apertam, até agarrar numa caneta para escrever se torna numa batalha, pelo que obto por não abusar. Se já não tinha uma mão muito certa para restauros agora pior ainda!
    Obrigado pela visita e tudo de bom...
    Ah é verdade!!! Tenho mais um prato Ingles para lhe mostrar...um "Davenport"...motivo "Lirium" em Preto/Cinza...de sopa, lindo...quando fotografar o "Derby" não me posso esquecer deste...a avaliar pelo seu escaparate de pratos Ingleses diria que tambem vai gostar deste.

    Beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  8. Ola Noemia, seja muito bem vinda, obrigado pela visita e pelas amáveis e simpaticas palavras, continuo a visitar o seu blog e prometo que vou comentar...

    Um abraço

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  9. Ola Marilia!!
    Quanto tempo não venho por aqui!
    Linda peça que vc adquiriu, a trinca lhe da um charme todo especial e mostra o tão antiga que é!!

    Beijos Marilia!

    ResponderEliminar
  10. Oi David, que bom ver você por aqui...obrigado pela visita e bom regresso ao trabalho (fui lá no seu blog)...tem calma, o Natal está quase aí e terá novos dias de folga pra fugir da rotina do trabalho...

    Beijo

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  11. Ola Maria Andrade voltei, esqueci de agradecer a ajuda na data da travessa...que bom, já tem uns aninhos! Finalmente vou conseguir uma publicação acerca da Fabrica de Louça de Miragaia, encomendei hoje na net, veremos se corre bem e se chega cá, foi no site do Museu Nacional Soares do Reis, estou esperançada e ansiosa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. A peça é lindíssima Marília, os meus parabéns pela aquisição. Eu tão pouco a deixaria ficar no sítio se tivesse topado com ela aí pela net!
    E parece-me genuína louça com o motivo dito "país", seguramente do século XIX.
    Gostei de saber que fica com alguém que a vai apreciar devidamente.
    Um bom final de semana
    Manel

    ResponderEliminar
  13. Marília

    Que inveja. Aos anos que persigo essas peças de Miragaia, mas das genuínas, como parece ser a sua. Valeu a pena a batalha que travou com a Maria Gabela.

    Subscrevo a Maria Andrade. Deve ser realmente de Miragaia do 2º período (1822-1850), embora Sto António da Piedade e Viana tb tivessem copiado este motivo.

    Beijos,

    Luís

    ResponderEliminar
  14. Ola Luis... Ola Manel... agradeço a vossa visita e os respectivos comentários, fiquei de facto muito feliz quando vi que tinha ganho o leilão e ainda mais quando recebi a peça em casa...tão linda, tao bom!!!
    E Luis, vi que se tornou seguidor, obrigado pela atenção.

    Um abraço para o Luis e para o Manel, e Bem Hajam

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,
    podia-me dizer sites de leilões da net marilia? sou um apaixonado por antiguidades,
    Claudio

    ResponderEliminar
  16. Ola boa tarde Claudio, tem varios, o Miau.com, o Leiloes.net, o oportunityleiloes.com e mais alguns que pode procurar no google. Permita-me que lhe indique tambem o "armazemdevelharias.blogspot.com" e o "lojinhadocampo.blogspot.com" onde poderá encontrar uma seleção de peças que tenho para venda.
    Com os meus cumprimentos

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  17. Que peça bela! Quanto mais peças de faiança portuguesa eu vejo, mesmo que à distância, mais me apaixono!
    parabéns pela compra.
    abraços

    ResponderEliminar