28 de janeiro de 2011

Miragaia??? (Continuação)

Ola amigos, obrigado pelos vossos comentários e respectivas opiniões acerca da Terrina... foi muito bom poder contar com o vosso apoio e carinho e tenho a certeza que ainda vou receber mais opiniões e essas tambem serão muito bem vindas... Obrigado a todos, de coração!

Como prometido cá estou eu para mostrar a outra peça que fui buscar na passada Terça-feira, esta peça foi designada pelo vendedor como o "Prato da Terrina" e cá vão as respectivas fotos...

E então? Que tal? Perfeitinha sem defeito de maior (ao contrario da Terrina que tem umas rachadelas de forma circular no corpo da peça, mais visíveis na parte de dentro).

Quando a fui buscar a casa do vendedor e a vi pela primeira vez e lhe pude tocar e virar para ver em que estado estava, quase dei saltos de satisfação mas controlei-me como boa menina que sou :-) e como comerciante que estou a aprender a ser!!! :-) :-) :-)
Obviamente que a nível de conjunto com a terrina só tem a cor.... mas é muito linda não é!!!!????

Falta ainda dizer que é uma das maiores Travessas deste tipo que já vi, é de covo bem acentuado e mede 39,5cm de comprimento por 31cm de largura.

Agora só falta mesmo os vossos comentários e opiniões... dos quais estou ansiosamente à espera!

Beijinhos e Bom Fim de Semana a todos.......ah e ainda falta mostrar mais uma peça que veio na mesma viagem, mas essa é de outra "bugalhada":-) ... é Inglesa!!!!

13 comentários:

  1. Mais uma exclente compra, muito bonita e bem conservada, um achado;)
    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Querida Marília
    Uma vez mais nos contemplas com uma peça extraordinária.Quando olhei para ela chamou-me a atenção no pagode a bandeirinha e o rodapé do desenho tipo riscado muito usado na fábrica Cavaco debaixo do motivo dos galos.
    Depois lembrei-me que num dos últimos posts do Luís, mostra vasos dum Museu no Brasil que o comentador Fábio lhe enviou ,há muitas semelhanças. Os vasos tem de facto a bandeirinha, também imortalizada por Vilar de Mouros, num desenho mais pobre e por Coimbra.
    A probabilidade da origem da tua travessa é mesmo Miragaia, até pelo esponjado da bordadura, na minha modesta opinião.
    Continuação de bom fim de semana
    Que foi fabricada no norte, não deve haver dúvida
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Marília!
    Parabéns pelo bom gosto!
    Prefiro a travessa à terrina, mas....teria as duas de boa vontade :)
    Beijinhos
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  4. Que coisa mais linda!
    Encantei.
    Marília, passei pra dizer que te presenteio com um selo la no meu blog.
    Espero que gostes.
    Bom domingo
    Agora vou apreciar mais um pouquinho seu blog.
    Xeros

    ResponderEliminar
  5. Esta sim deve ser Miragaia da série País, ao contrário da Terrina de Cantão popular.

    Este motivo é muito característico da segundo períoso de Miragaia(1822-1850), muito embora Viana e Sto. António do Vale da Piedade o tennham copiado.

    Abraços e parabéns. Aos anos que eu persigo uma peçinha da série país e sem sucesso

    ResponderEliminar
  6. A travessa não é do mesmo conjunto da terina

    ResponderEliminar
  7. Olá Marília,
    São realmente muito boas e bonitas estas duas peças q adquuiriu!
    Não sendo grande especialista na matéria, a minha opinião é que nem a terrina nem a travessa serão de Miragaia. Miragaia autêntica é aquela travessa q a Marília mostrou há tempos. Essa é q é a decoração Miragaia q se vê em catálogos de exposições e em museus. A terrina pertence ao q se convencionou chamar cantão popular e a travessa tem uma decoração "País" talvez duma fábrica concorrente da Fábrica de Miragaia, com muitas semelhanças no motivo, mas não é o mesmo.
    Talvez seja de Sto. António de Vale da Piedade q tem coisas semelhantes, mas não sei ao certo.
    O problema é q muitos vendedores insistem em q todas estas decorações são Miragaia...
    O facto de não serem de Miragaia não lhes tira valor e interesse e dou-lhe os meus parabéns pela aquisição!
    Abraços
    Maria Andrade

    ResponderEliminar
  8. Ola meus queridos, agradeço a todos a atenção e os comentarios, é muito interessante e saudável esta troca de ideias.
    Agora passados uns dias da aquisição e depois de tocar na Travessa, sentir a pasta, comparar o peso e analisar os pequenos relevos da decoração das flores da aba, parece-me mesmo que esta travessa é da mesma fabrica que a outra, em mais mau estado, que já cá existia em casa e que eu já mostrei aqui no blog. Os tons de azul são um pouco mais claros no esponjado da aba mas até o traço por cima da transparencia dos azuis é muito parecido.

    Quanto à Terrina, é aquele mistério que torna tudo isto mais apelativo...
    ...a unica terrina que encontrei com o mesmo formato é de motivo "País"... motivo esse, tal como tão bem referiram nos comentarios foram usados por outras fabricas do Norte...
    ...a unica certeza que me resta é que, para mim, é uma peça digna de ser apreciada...
    ...Agradeço mais uma vez a atenção de todos em geral...
    ... Ah e ainda me falta aqui a opinião do Manel :-) ....estou à espera da visita às minhas novas aquisições! :-) acho que tambem pertence ao grupo de enamorados por estas peças, estarei errada?
    Beijinho a todos

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  9. amei tudo o que vi e já coloquei seus dois blogs ativos em minha lista de blogs preferidos e estou a te seguir.
    Só que te coloquei na lista de blogs no outro blog meu o
    http://receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com
    venha conhecer esse também e me dê seu comentário.
    Parabéns pelas peças e textos.
    Beijos meus!

    ResponderEliminar
  10. Os meus parabéns pelas suas peças que são de grande qualidade e qualquer um de nós ficaria encantado por possuí-las.
    Quanto à terrina, estou de acordo com o que todos disseram, pois não vi até ao momento este motivo claramente definido como sendo de Miragaia, nem tão pouco o catálogo da exposição de louça desta fábrica apresenta uma que seja.
    No entanto já vi terrinas com o mesmo motivo que a Marília aqui apresenta (o Luís tem uma), e uma ou outra que possuo em catálogo são atribuídas a Santo António do Vale da Piedade.
    Também possuo duas sopeiras (o Luís já as apresentou no blog) com este tipo de motivo, mas para mim continua um mistério a sua origem!
    Também conheço loiça com o motivo dito "Cantão Popular" atribuída, com alguma segurança (e o Luís já fez vários post sobre este tema), a Gaia (Cavaco e quem sabe quantas mais), a Coimbra (sabe-se lá a que fábrica), a Aveiro (Loiças da Pinheira) e a Lisboa (Lusitânia).
    Quanto à travessa, Miragaia produziu este motivo conhecido como "País", mas daqui até ter a certeza que esta sua seja Miragaia, vai uma distância muito grande, e eu não o conseguiria fazer de forma tranquila.
    Que as peças são fantásticas e que são do século XIX, não creio que existam dúvidas, dizer-lhe as fábricas donde provêem, bem, isso é outra história ... também eu daria muito para conseguir perceber a proveniência delas!
    Mais uma vez, os meus parabéns pela aquisição, pois merecem
    Manel

    ResponderEliminar
  11. OI AMIGA QUERIDA
    QUE PEÇAS MARAVILHOSAS!
    A TERRINA É LINDA DEMAIS!!!!!
    ESTOU COM SAUDADES!!
    ABRAÇOS BEM CARINHOSOS, PRA VOCE E DANIEL
    TINA (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderEliminar
  12. Oi Marilia
    Saudade de voce!!!!
    Como está? e o Daniel?
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderEliminar
  13. Lindas peças!!! Você fez uma ótima aquisição! Já imaginei aqui em casa e usadas de várias formas!!! Tenho um vaso azul que lembra bem esses desenhos!!! Trouxe da cidade do meu falecido pai...São Romão - Serra da Estrela....isso em Janeiro de 2000! Aguardo sua visita no meu blog! Beijos!!!

    ResponderEliminar