27 de janeiro de 2011

Miragaia

Ola pessoas lindas, tenho andado meio desaparecida dos blogs amigos e por isso as minhas desculpas...

Hoje tive que arranjar um tempinho para vir aqui mostrar as minhas novidades...
... umas pecinhas que adquiri num site de leiloes da net ... e estou radiante ... super contente ... porque foi um impulso e assim que as peças apareceram comprei-as logo, nem as examinei bem com medo de as perder para outra pessoa.
Estava com algum receio que não fosse exactamente o que pensava ter visto, mas afinal acho que é...nem as limpei com medo que se desmanchem... :-) :-) :-)
...é não é? É Miragaia, não é? Nunca me tinha deparado com este formato, já fiz umas buscas rápidas e só encontrei uma com o mesmo formato mas com motivo "País" num Catálogo de um leilão. Tambem só encontrei este tipo de decoração (Cantão Popular) numa outra Terrina e também num Catálogo de uma leiloeira mas num outro formato... ...mas a pasta parece-se com o que tenho visto e manuseado e o tipo de vidrado tambem, assim como o seu desgaste ...mas estou "em pulgas" para saber a opinião de mais alguém.... ajudem-me a "sossegar o meu espírito"!

Fui buscar as peças na Terça feira e vinha tão ansiosa que nem tenho dormido bem, só sonho com loiça...(Isto só visto)...ontem queria tirar fotos e não tinha bateria na Máquina...mas hoje não me escapou, mesmo de noite e com flash, o que me deu algumas dificuldades para captar bem as cores...
E então amigos....seguidores....visitantes....entendidos ou não, estou à espera da vossa opinião...
amanhã publico a outra peça...

11 comentários:

  1. Muito linda sua peça antiga!
    Sorte destes em achar algo em tão bom estado num leilão da net.
    um abraço carioca

    ResponderEliminar
  2. Não posso dar opinião de entendida, porque não o sou. Mas como alguém que gosta de antiguidades, acho que fizeste uma boa compra:)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Oie Marilia que linda peça parabens pela aquisição
    Realmente muito linda e em otimo estado
    beijo

    ResponderEliminar
  4. Cara Marília

    A sua terrina é um espanto, mas não é Miragaia, muito embora toda a gente as conheça por esse nome. Se consultar o catálogo da exposição Fábrica de Louça de Miragaia não encontra nem uma peça semelhante a essa.

    Na falta de melhor nome, arranjou-se a designação Cantão popular para designar esse motivo, que foi produzido um pouco por todo o país e por muito mais de 100 anos. Temos a certeza que certeza absoluta que a Lusitânia(Coimbra?), o Cavaco (Gaia) e as Louças da Pinheira (Aveiro) fabricaram o cantão popular mas certamente haverá mais fábricas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Querida Marília a tua peça é lindissima.
    Tiveste muita sorte eu não a ter visto...
    Olha sabes que tudo o que não tem marca é difícil em abono da verdade atestar. A tua terrina é única, abaixo da pega, que é linda, tem folhas em relevo, os salgueiros nunca vi assim nenhum igual.Para mim não é Miragaia, é faiança mais requintada, elaborada, com requinte nos detalhes que aflorei e também na decoração que apenas contempla a tampa e metade da terrina. Não mostraste o fundo para se perceber o acabamento.

    Sabes que este motivo de cantão popular foi copiado por muitas olarias. Esta é mais fina, mais bem acabada, embora pintada à mão só comparando os detalhes que já falei podes descobrir a sua origem.
    Vai ser grande a surpresa...
    Vou ficar à cuca...
    Fiquei com inveja, de todas por aqui mostradas, esta tua, inegavelmente a mais bela, a que me encheu o olho.
    Parabéns
    Bom fim de semana
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Olá Marília
    Só para lhe dar os parabéns pela linda terrina que comprou.
    É de facto algo diferente das outras que tenho visto.
    Agora se é ou não de Miragaia, isso já não sei.
    Seja como for o importante é que goste dela.
    Compreendo a sua satisfação com estas compras. Fico no mesmo estado de exaltação quando compro alguma coisa, que andei a cobiçar :)
    Beijinhos e bom fim de semana
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  7. Mas a Terrina é sem sombra de dúvidas do século XIX e provavelmente de meados da centúria

    ResponderEliminar
  8. Querida Marília
    Imagina que vi uma terrina muito parecida com a tua na feira da ladra. Entrosei conversa para tentar saber mais. Imagina que eu é que sabia mais do que a vendedora, já conhecida que conversava com outro que conheço também há anos. Diziam eles ser faiança de Coimbra. Claro que disse que não, ao vê-la melhor estava assinada "Pinted in Portugal", uma réplica da tua, porque era igual nas asas e na pega. Ficaram de boca aberta, tentam é impingir...
    No entanto vi um prato coberto com a pega igual à tua, sem marca.Fiquei na d
    úvida se seria Coimbra ou Cavaco pela decoração policromada, mas sem certezas. Estive a juntar um mais dois e parece-me que a tua terrina por ser elegante e finamente elaborada quer nas asas quer na pega e ainda nas folhas abaixo em relevo pode muito bem ser de Santo António da Piedade em Gaia que usou muito o relevo, como o Luís há pouco mostrou num post, em loiça e em azulejos. Não eram todas as fábricas que o usavam.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Ola Marília

    Bonitas peças tem comprado!! =D

    Essa precisa so de uma limpeza =D ahahah

    Também gosto muito destas peças, mas não é algo que me puxe para comprar, ate porque costumam ser caritas...

    Um grande abraço
    Flávio

    ResponderEliminar
  10. Cara Marília,
    Estas faianças deixam-me realmente perplexa!
    Já aqui vim várias vezes nos últimos dias e não me consigo decidir se esta sua terrina é mais parecida no formato com a cor-de-rosa ou com a azul das duas que postei há dias. Talvez por influência da decoração, acho-a mais parecida com a rosa, mas tem razão em relação à pega da tampa e às asas, essas são com certeza iguais às da azul com o motivo "País".
    Também não sei se o tamanho da sua corresponde a uma ou a outra, o ideal era ter as três em fila :)
    Não haja dúvida que é sempre difícil dar palpites... mas tem aqui uma peça invejável!
    Desfrute bem do prazer de a contemplar, as pequenas alegrias também dão cor à vida...
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. oi amiga como esta esta bem? nao se esqueça deus esta sempre do teu lado viu so passei pra ti fazer uma vizita bj erica

    ResponderEliminar